Um site é uma ferramenta indispensável para atrair clientes e criar novos contatos, mas sem a cooperação de um mecanismo de busca (ou seja, sem o Google como um verdadeiro gigante do setor), qualquer tentativa de se destacar nos resultados orgânicos será inútil.
Ao longo dos anos, arenacasino.io compilou uma lista com base em sua experiência que o Google implementou e aprimorou para identificar sites enganosos e fraudulentos, ou seja, aqueles que recorrem ao SEO “black hat”. Mas o Google não para de remover “golpistas” de seus arquivos; com o tempo, começou a penalizar páginas “honestas” que não correspondem às consultas de pesquisa ou não seguem suas diretrizes.
É por isso que as penalidades do Google afetam milhões de sites todos os anos.
As penalidades do Google foram projetadas para desencorajar o engano e a manipulação dos usuários. Essa premissa não é para sugerir que “comportamento honesto” seja suficiente para protegê-lo de punições – o algoritmo do Google elevou a fasquia para os webmasters ao eliminar sites comumente considerados spam!
Ou seja, o Google pune sites e páginas da web de duas formas – ações manuais ou ações resultantes do algoritmo. De qualquer forma, o resultado não mudará e a classificação será prejudicada.
Como esta situação pode ser corrigida? Cada punição individual do Google requer contramedidas específicas e muita paciência – restaurar a confiança do mecanismo de pesquisa leva tempo.
Se o Google decidir penalizar as páginas de um determinado site, elas não serão mais visíveis nos resultados orgânicos da SERP. O público-alvo não conseguirá mais encontrá-los e as consequências para o tráfego podem ser desastrosas.
Estudos de caso mostraram que as penalidades do Panda, por exemplo, podem resultar em uma queda de 80% no tráfego orgânico, resultando em grandes perdas para qualquer atividade comercial vinculada ao site da empresa.
Agora que você já sabe o que é uma penalização do Google e que efeito ela pode ter nos seus rankings, vale a pena verificar se um site foi penalizado ou não. Isso facilita para o Google, que fornece duas ferramentas principais para verificar a “saúde” do site:
O Google aplica duas formas diferentes de lidar com sites infratores:
A atualização do Panda chama a atenção dos mecanismos de busca para a qualidade do conteúdo e direciona sites baseados no chamado “conteúdo leve”. A atualização do Penguin, por outro lado, incorre em penalidades para sites que usam práticas de criação de links inválidos.